Matriz Pouso Alegre: (35) 3422-2958

Montadora GAC e Toyota lançam protótipo de motor a amônia, buscando novas possibilidades na transição energética.

18/07/2023

A montadora chinesa Guangzhou Automobile Group (GAC), em parceria com a Toyota, revelou um inovador protótipo de motor a combustão movido a amônia líquida. Esse avanço busca explorar novas possibilidades para motores de carros de passeio durante a transição energética. Inspirado pelas indústrias marítima e de transporte, que já utilizam a amônia como alternativa ao diesel, o objetivo é oferecer uma fonte de energia diferente da eletricidade e do hidrogênio.

Qi Hongzhong, engenheiro do centro de P&D da GAC em Guangzhou, afirmou que eles superaram desafios na queima rápida da amônia, tornando-a viável para uso em carros de passageiros. O protótipo é um motor 2.0L 4-cilindros que produz 161 cv e promete uma redução de 90% nas emissões de carbono em comparação com a gasolina convencional.

 

Embora esse não seja o primeiro motor a combustão movido a amônia, é o primeiro com proposta para uso em automóveis de passeio. A queima da amônia líquida é livre de emissões de carbono e hidrocarbonetos, tornando-a uma opção ambientalmente vantajosa. No entanto, há o desafio das altas emissões de nitrogênio, que a GAC e a Toyota afirmam terem superado ao aumentar a pressão de combustão. A amônia líquida possui metade da densidade de energia da gasolina, mas a produção "verde" com fontes de energia renováveis está sendo desenvolvida para mitigar o consumo de energia tradicional.

Essa iniciativa representa mais um esforço para manter os motores de combustão relevantes, enquanto carros elétricos e células de combustível a hidrogênio continuam ganhando destaque como opções ambientalmente mais viáveis, especialmente para carros de passeio.

E não podemos deixar de ressaltar quando o assunto for segurança, nunca deixe de exigir a sua VISTORIA CAUTELAR DA ANÁLISE CAR para te proporcionar toda a segurança e tranquilidade necessárias para realizar sempre a melhor compra possível.